sábado, 19 de junho de 2010

Deus e o tempo

Uma vez um amigo meu me perguntou “quem criou Deus”. Sem pensar muito, eu dei uma daquelas respostas já preparadas e treinadas: Deus sempre existiu. Nem sempre as respostas prontas são ruins, essa, por exemplo, é boa. Mas poucos se convencem com ela. Isso porque não temos um comparativo humano. Como pode existir algo que não teve início?
Mas, refletindo bastante sobre isso, encontrei algo que também não teve início, que possamos explicar, pelo menos, que também sentimos e vivemos mesmo sem perceber: o Tempo. Quem soltou o cronômetro? Bom, estou inclinado a dizer que foi Deus, mas como essa é uma explicação para um possível ateu não adotarei essa resposta. Pensarei que assim como Deus o tempo sempre existiu e continuará existindo. Talvez os dois existam juntos.
Antes de você nascer o tempo já existia, antes da sua mãe, sua avó, bisavó. Assim também é Deus. Deus é o criador, tudo o que existia antes da criação sempre existiu. Para nós tudo é criado, porque o que vemos e sentimos acabam de alguma forma. Deus não acabará.
Queria ampliar esse pensamento, mas sou muito limitado para isso. Se um dia, no futuro, eu voltar a pensar nisso talvez encontre algo melhor ou alguém faça por mim.

4 comentários:

  1. Legal Danillo...
    Parabéns pelo blog....

    ResponderExcluir
  2. O Tempo é um problema...
    (não que Deus não seja)

    "Eu sei o que é o tempo, mas quando me perguntam não sei mais..." Sto Agostinho

    ResponderExcluir