quarta-feira, 13 de abril de 2011

Morte: o antônimo sinônimo da vida

A morte não é tão diferente da vida. Pelo menos, da vida que temos. Não nascemos por vontade própria, assim também não morremos - na maioria das vezes. Não temos controle das coisas que ficam após a morte, também não temos durante a vida, somos tão programados, tão robotizados, seguimos um ciclo mais ou menos inevitável de nascer, ir para a escola, trabalhar. Estudar mais para poder trabalhar mais. Dormir um pouco para poder estudar mais para trabalhar mais. Comer para poder estudar mais para trabalhar mais.
Depois de morto, nosso corpo já não pensa, nem vivo. Acreditamos no que lemos, ou no professor que acredita no que lê, ou ainda no nosso líder que acredita no que lê. Se bem que quase ninguém consegue decifrar corretamente esse código linguístico. Mesmo assim, acreditamos e lemos, ou apenas acreditamos no que os outros lêem.
O morto tem seu corpo consumido pelo tempo. Chega uma hora em que nada mais se aproveita. Assim também os vivos. O morto é esquecido pela maioria dos vivos. Os vivos também. Só prestam atenção quando nascemos e quando morremos. Morto, não muda o mundo. Vivo também não.
Por fim, o morto é um ser individualista que se tranca na sua própria caixa e se enterra nas profundezas, longe de tudo e de todos. O que dizer, então, dos vivos?

8 comentários:

  1. Estar morto é... não saber as notícias do dia, é não saber a canção mais famosa do momento, é não passar pelo precesso do envelhecimento, não sentir o calor do sol, a brisa do vento, ou se encharcar na chuva, não sentir o calor de um beijo, é nunca estar atrasado, porque para o morto não existe tempo.
    Desculpe...que horas são??? ufa!! estou atrasada!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto querido, principalmente da parte que diz que entramos e saímos da vida sem ser por vontade própria.E a parte que fala sobre sermos tão individualistas,quanto um morto em seu caixão!
    (Mas se vc não fizer uma crítica com relação a estudo, aprendizado e trabalho não é vc néh! rsr)

    =) Gostei! traz várias questões filosóficas...foi profundo! ;)

    ResponderExcluir
  3. Grande filósofo Danilo... Parabéns. Sabe que sempre fui seu fã. Um grande abraço parceiro. Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Somente diante da morte a vida pode passar a ter sentido. E quem não se dá conta de que morrerá, breve, pois a vida é breve, vive já como morto.

    ResponderExcluir
  5. Perguntaram ao Dalai Lama...? “O que mais te surpreende na humanidade”? E ele respondeu: “Os homens...Porque perdem a saúde para ajuntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

    Valeu!!! Ronie!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pessoal.
    Vocês são demais.

    E minha namorada é Linda, maravilhosa. Te amo, meu amor.

    ResponderExcluir
  7. Profundo e medonho ao mesmo tempo! Sobre o que sabemos da vida na Terra realmente estar morto e estar vivo tem todas essas semelhanças...Mas, se existe "espiríto vivo" após a morte, talvez possamos fazer algo mais pelo mundo...Quem sabe, né?

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, muito bom!
    Agora temo estar morto.

    ResponderExcluir