sábado, 1 de julho de 2017

Carta aberta ao Partido dos Trabalhadores

            Querido PT, quero lhe lembrar que você não é raro. Você é único! Não houve no Brasil outro partido que viesse da sociedade. Um partido de massa. Uma militância popular, trabalhadora, sindical, intelectual, forte. Todos os outros vieram da conjuntura política existente. Nasceram autoritários!
Você sabe que alcançou feitos antes inimagináveis e canso só de pensar em citar todos. E como esse exercício é feito constantemente, não o farei. Mas esses feitos têm um gosta amargo. O amargo da ideia de governabilidade que tomou conta do partido. O amargo de ver a legenda se desvincular das massas e se tornar mais um partido de quadros. Posição que nada tem a ver com a sua própria militância.
Lamento tê-los como a principal esperança para que este País saia do limbo onde se meteu, com sua ajuda direta ou indiretamente. Apelo à sua consciência. Para que reflita sobre o papel que quer deixar para a história.
Enquanto a população perde o dia de trabalho, de aula e até mesmo de lazer com a família e vai às ruas gritar Golpe, o partido continua com seus conchavos, brincando de oposição no congresso, negociando com golpistas para presidir comissões. Brincando de recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter decisões do legislativo. Ora, não percebe que as instituições acabaram no momento do golpe? Que estamos vivendo sob um grande “Pacto Nacional, com STF, com tudo”? Quantas confissões divulgadas são necessárias para compreender isso? Ou será que esqueceram o que é fazer política fora do poder? Esqueceram de como se faz política nas ruas?
Confesso que o momento ideal já passou. E o que passou, passou. Não adianta querer voltar atrás. Mas este é um bom momento. O STF acabou de declarar que faz parte do Pacto. Se ainda não estava claro, agora cega de tão reluzente. O Partido dos Trabalhadores precisa urgentemente deixar o congresso! Por muito, mais muito menos, a direita fez isso na Venezuela e ganhou espaço. A população quer romper com tudo isso que está aí. Não aguenta mais o mesmo jogo. É preciso haver uma ruptura! Cada dia que passa com um petista ocupando o cargo de deputado ou senador, o golpe é validado. E validado por você! E o militante, pobre sonhador, faz papel de tonto nas ruas. Sofre por algo que os parlamentares petistas parecem nem ter sofrido. Ou você acha que está fazendo alguma diferença na oposição? Até agora não barrou nada! Nenhum projeto nefasto desse desgoverno foi se quer ameaçado.
Partido dos Trabalhadores, volte a sua origem. Você fará muito mais diferença nas ruas do que no congresso. Precisamos de uma mobilização na sociedade. Temos que defender a anulação do impeachment, a dissolução do Congresso Nacional e do STF e a criação de uma assembleia constituinte a fim de repensar o Brasil. Seja responsável! Seja o Partido dos Trabalhadores!

Danillo Dal Seno
São Paulo, 01 de julho de 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário