quinta-feira, 22 de abril de 2010

Falar a verdade é ético.

Um dos assuntos que menos gosto é ética. Mesmo porque não sei direito o que é isso, novidade! Quem mais gosta de falar disso? Os donos de empresas. Cada vez mais eles procuram pessoas gananciosas e éticas. É claro: se você perder um cliente, uma conta, ou seja lá o que for que faça a empresa perder dinheiro por simplesmente seguir os padrões éticos, você será demitido. Apesar que a moda é ser ético por pura falta de ética, já que isso faz a empresa ganhar mais. Assumir erros também é moda, mesmo que você não tenha errado.
Como ser ético e capitalista ao mesmo tempo? É ético ganhar milhões enquanto a maioria ganha menos de mil reais no mês? Só posso pensar que não existe ética. Ética é tão utópico quanto o comunismo, o socialismo e o capitalismo - É o capitalismo também é utópico, mas esse é assunto para outro dia - Podemos então criar teorias sobre a ética, estudar - é melhor não, mas pode - algum pensador que falou sobre o assunto, mas não dá para ser ético.
O papo tá chato. É melhor ver o discurso do Evo Morales sobre as galinhas com hormônios femininos que fazem das cocas, fantas e das fankeiras, popozudas.

4 comentários:

  1. Boa tarde!

    Ética é a capacidade de fazer tudo ou nada, sem ter a capacidade de fazer tudo ou nada para tendo a capacidade de fazer tudo ou nada, fazer tudo ou nada.

    Concordo como o Evo. Somos frutos da Evolução.
    Tarde.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, ética é uma flor roxa que nasce no coração dos trouxas...

    ResponderExcluir
  3. A ética existe. Mas ninguém usa. É utópica, mas não impossível. Apenas altamente improvável, como um meteoro cair na cabeça de uma pessoa e depois 154 raios seguidos atingirem esse mesmo ponto, todos de ângulos diferentes enquanto um papagaio canta "My Way", do Frank Sinatra. Algo do gênero.

    ResponderExcluir
  4. Lá vamos nós...

    Definição:
    Ética é a reflexão crítica da Moral.
    E o que é Moral?
    É o conjunto de regras do seu espaço/tempo para dizer o que é certo ou errado.

    Ao contrário do que pensamos (sempre parece ser o contrário) Ética é uma ciência, não um objeto de estudo.
    Biologia estuda os seres vivos
    Ética estuda a moral.

    E o seu texto (Danilo) falando sobre uma relativização da moral, é ética o tempo todo.

    Ética não é conhecer, decorar e obrigar-se a seguir as regras já pré determinadas. Mas ter autonomia, responsabilidade e senso de juntiça para segui-las e para quebra-las quando preciso.

    E o que faz ser necessário quebrar as regras?
    Valores.
    Se você estiver saindo do estádio, sozinho, e ver um grupo de torcedores do time adversário correndo em sua direção, você foge e consegue chegar à catraca do metrô, naquela ocasião não havia seguranças devido a outra ocorrencia próxima. Você não vai pegar o bilhete na carteira pra pagar?
    Você quebrou uma regra.
    Passou por baixo no metrô, e há que diga que você roubou da empresa o valor de uma passagem. Mas o que vale mais, 2 reais e pouco ou sua integridade física?
    Essa discussão é Ética, e me parece que a ética te libera, aqui, a não pagar a passagem.

    Assim, ética parece mais interessante, pelo menos pra mim.
    É isso.

    ResponderExcluir