quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pensar nos Pensamentos

Vamos pensar na organização do nosso pensamento. Pensamos através da linguagem. Não só por causa da linguagem, mas da codificação da linguagem, ou seja, a língua. Isso está ficando complicado. O que eu quero dizer é que a organização do nosso pensamento é através das palavras. Pense pra experimentar. Eu espero...


...



Eaí, não é verdade?
Agora que você provou, vamos pensar em outra coisa. Se a organização do nosso pensamento é através da fala, como um surdo-mudo pensa?

Comente para eu terminar o texto.

3 comentários:

  1. Meu irmão, em primeiro lugar vai estudar menino!

    Brincadeiras a parte acho que uma coisa é Pensar, outra coisa é transmitir respostas "codificadas".

    Organizar o pensamento é possível até para animais (os corinthianos vão em grupo aos estádios), mas Pensar é diferente, até mulheres pensam!!!! É como elas gostam de codificar né! 20.000 codificações por dia!

    Após o Enrolation, eu acho que a capacidade pensativa não necessariamente exige saber ouvir e falar, mas enxergar aquilo que está em volta, e respeitando diferenças, aceitar o que está em volta.

    È isso.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, adorei o a preposição "ATE" rsrsrrs

    agora a fala não é feita de palavras e sim das expressões...
    é isso

    ResponderExcluir
  3. Boa pergunta, me lembrou o 1984...

    Tudo é linguagem, só existem palavras.
    Não sons apenas, ou grafia de sons...

    Mas uma infermeira em um cartaz na parede de um hospital, levando o dedo indicador a boca para sinalizar "silêncio", é linguagem.

    Fotografias, arquitetura, expressões faciais, uma maçã... tudo linguagem, e se participarem de um todo organizado, ainda com a ausência de palavras, é um texto.

    Quando você diz "fala" pré supõe "palavras" que não são a única forma de representação ou significação.

    Pra dar exemplo (se é que exemplos não são assassinos de conceitos), pense em um sonho, onde as imagens aparecem e desaparecem, sem clara ligação entre elas. Depois você tenta desvelar o significado do sonho. Que no nosso caso é dar nomes e, com isso, sentido. Talvez para surdos/mudos se pule o dar nomes...

    Ou tá tudo errado. Não sei.

    ResponderExcluir